REALIDADES PARALELAS E O TARÔ, COM BASE NOS FILMES 'EFEITO BORBOLETA' E 'DEJA VU'.
Todos nós já vivemos uma experiência em algum momento que nos tenha feito pensar 'acho que já vi isto antes'. É esta sensação de estar 'revivendo' um momento que origina o termo 'deja vu', que é também o nome deste filme estrelado por Denzel Washington. Não irei aqui descrever detalhes sobre a história do filme, mas darei destaque para alguns temas que ele debate de maneira instigante. Quem assistiu ao filme 'Efeito Borboleta' acompanhou uma história onde o personagem principal do filme descobre uma 'brecha' no 'espaço-tempo' e consegue voltar a períodos anteriores no tempo, agindo de forma diferente e alterando alguns fatos do passado, e, com isto, alterando os fatos no presente. A cada nova tentativa de 'corrigir' o passado, uma nova forma de 'futuro' é criada, como uma espécie de 'realidade paralela', que só podem ser percebidas pelo protagonista. Uma problemática semelhante a esta é apresentado pelo filme 'Deja vu': se alteramos um fato ocorrido no passado, mudaríamos o 'futuro' deste 'passado', correto? só que, para nós, esta nova versão do 'futuro', criaria um novo 'presente', com suas próprias consequências e características. Então teríamos duas formas de 'presente': a que ocorreu 'originalmente', e também a versão que ocorreu depois da modificação feita no passado. Qual destas versões iria prevalecer? Será que elas iriam co-existir, como realidades paralelas? É de dar um nó na cabeça só de imaginar. Mas é justamente este 'nó' que nos fascina e nos faz querer buscar cada vez mais por respostas. O filme 'Deja Vu' está acima desta postagem, com sua versão completa e dublada, no youtube. Convido a todos para que assistam.
REALIDADES ALTERNATIVAS E O TARÔ
Mudar o passado e experimentar uma nova realidade pode ser um tema hoje que exista somente nos filmes de ficção científica, mas esta proposta de reflexão me faz parar para pensar: o que eu fiz ONTEM influencia diretamente no que acontece HOJE. Consequentemente, o que acontece HOJE altera o que irá acontecer AMANHÃ. parece uma afirmação boba e superficial, mas, se formos analisar bem, podemos perceber que cada detalhe do que agimos no HOJE, cada pensamento, intenção, atitude, em qualquer detalhe, em cada uma de suas INFINITAS possibilidades, poderá alterar SIGNIFICATIVAMENTE o que iremos vivenciar no nosso futuro. O Tarô, em seu nível divinatório, explora justamente estas possibilidades futuras, estas 'realidades paralelas' que poderão ser acessadas (ou vividas) de acordo com o que atuamos no nosso presente. O que nos leva a questões interessantes: se eu 'olho' o futuro, eu posso alterar o que irá acontecer? Mas se eu alterar o que irá acontecer, e acontecer de forma diferente, o que foi então aquele 'futuro' que eu pude ver de antemão, mas que não se concretizou? Ora, só poderíamos saber que predizemos o futuro quando visualizamos este futuro, e vivemos o tempo passar e conferimos que ele veio realmente a 'acontecer'. Outra questão que tem tudo a ver: será que o futuro muda só de olharmos para ele? Se eu puder receber uma mensagem hoje, me mostrando como seriam estas realidades paralelas, e me fosse portanto dada a oportunidade de tomar o melhor caminho, por acaso eu o faria? Eu acreditaria neste conselho vindo do 'futuro'? Aí entra uma das propostas do Tarô: mostrar 'como seria' o futuro se eu tomasse esta ou aquela atitude, hoje, no presente, apresentado sob uma forma de PROBABILIDADE.
E se eu soubesse hoje que algo no meu futuro daria certo, será que eu ficaria de braços cruzados hoje, esperando esta coisa vir de 'mão beijada', sem que eu nada precisasse fazer? E por outro lado: se eu vejo que algo ruim está no meu caminho, isto me fará sofrer antecipadamente, aceitar de forma fatalista, ou irá me fazer tomar novas atitudes HOJE, para que eu construa um novo AMANHÃ, acessando uma nova realidade, onde as coisas dão certo? São questões que deixo em aberto para sua reflexão. Uma coisa já temos como certa: o nosso poder sobre o HOJE é real. tomar consciência de nossos atos hoje, mudar o que podemos mudar, mesmo que aos poucos, com certeza nos guiará para um futuro melhor. Nosso tempo presente é precioso demais, para ficarmos reclamando do que aconteceu no passado ou temendo o que poderá acontecer no futuro. Viva o Hoje, o Agora, este momento de infinitas possibilidades, da maneira mais intensa e inspiradora que possa ser. Acredite na sua felicidade, que tudo é possível, que seus sonhos podem se tornar reais. Acredite no invisível, nas forças boas do universo que atuam em nosso favor, mesmo que não possa entendê-las através do seu lado racional. Sua intuição, que é a sua percepção além dos 5 sentidos, sempre diz o que é 'bom' e traz paz e alegria ao seu coração. Estes é o melhor termômetro que alguém poderá ter. A consciência interior é a fagulha do que há de mais Divino no homem. É sentir que estamos no lugar certo, na hora certa, e que nunca estaremos sozinhos em nossa caminhada.
Texto de João Claudio Gomes de Sousa
joaoclaudio6@hotmail.com
31/08/2013
04:46
Nenhum comentário:
Postar um comentário