Analytics

Hagakure: O Livro do Samurai - citações

Há mais de 300 anos atrás, Yamamoto Tsunetomo ditou as citações e sabedoria que se tornariam Hagakure: O Livro do Samurai. O livro é descrito como “uma janela para a mente samurai, iluminando o conceito de Bushido (o Caminho do Guerreiro), que ditou como se esperava que um samurai se comportasse, se conduzisse, vivesse e morresse. Tão velho quanto o conhecimento pode ser, o conceito de Bushido é verdadeiramente atemporal.

“Um guerreiro é inútil a menos que se eleve e mantenha-se forte no meio de uma tempestade.”

“Se você for pego desprevenido por uma tempestade repentina, não deve correr loucamente pela estrada ou esconder-se sob as casas. Você ficará encharcado de qualquer maneira. Aceite isso desde o início e siga seu caminho. Desta forma, você não será incomodado com um pouco de chuva. Aplique esta lição a tudo.”

“Você vai saber quem são seus verdadeiros amigos quando ficar doente ou angustiado. Se você pensou que alguém era um amigo, mas manteve distância durante seus tempos difíceis, ele deve ser considerado um covarde.”

“A sabedoria vem de prestar atenção a pessoas sábias. O amor vem de buscar sempre o bem dos outros e colocá-los antes de si mesmo. Bravura é desenvolvida por simplesmente ranger os dentes e ter determinação de quebrar qualquer barreira sem levar em conta as circunstâncias.”

“A vida de um homem é somente um vapor que desaparece em um instante. Deve-se passar a vida fazendo o que gosta. Tão curta como é a vida, é tolice para gastá-la apenas fazendo as coisas que se odeia.”

“Se você mantiver sua espada desembainhada e empunhada, então ninguém se atreverá a se aproximar, e você não terá aliados. Mas se você nunca empunhá-la, ela irá enferrujar e as pessoas vão assumir que você é fraco.”

“Todas as manhãs, um guerreiro deve comprometer-se a morte. Na meditação da manhã, veja-se morto de várias maneiras, tais como atingido por flechas, balas, espadas e lanças, sendo varrido por uma onda gigante, queimado pelo fogo, atingido por um raio, morrendo em um terremoto, caindo de uma grande altura, ou sucumbindo à uma doença avassaladora. Um guerreiro mais velho disse: “Uma vez fora da sua porta da frente, você está cercado por morte. Uma vez que sair de sua porta, você estará cercado por inimigos.” Este provérbio não é meramente uma parábola, mas uma maneira de se preparar para o seu destino.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário