Analytics

Coração de Hrungnir - Triquetra / Valknut

Triquetra / Valknut



De todos os símbolos solares (Símbolos relacionados ao Deus dos Céus, Cujos mitos o associavam à um carro que voava pelos Céus, com rodas de ouro puxado por Cavalos Alados e na Terra com um Barco) A Triquetra (Ou Valknut) é o único símbolo que possui uma indicação nas fontes literárias atuais e antigas.
Segundo o "Skáldskaparmál", após Thor confrontar-se com o Gigante Hrungnir, é descrito que o ultimo possui um coração duro como pedra e com tres pontas. Apesar de surgir mitos que relacionam a Triquetra ao Deus Thor, é incontestável a ligação com o Deus Odin.
Basicamente é um simbolo relacionado a poder e Magia, que desempenham um papel muito importante no ritual da morte. 
A primeira forma do coração de Hrungnir é identica a Triquetra Celta, que é ainda mais antiga: Uma figura formada por três pontas curvadas que se entrelaçam em um centro não definido.


A Triquetra é muito representada por animais como serpentes, ursos, lobos e córvos reforçando então sua ligação sempre com o Deus Odin. Na Escandinávia antiga, Valknut significa "Nó dos Mortos" simbolizando então, o poder de Odin sobre a alma de todos os Humanos. A Triquetra, como o próprio nome sugere, é constituido de três pontos distintos que formam um Quarto "ponto", estes Três pontos são: A Alma, O Destino e a Morte, ou de acordo com alguns historiadores: As Deidades, O Cosmos e o Destino Humano; Simbolizando o Destino inevitavel que existe entre o Deus Supremo (Odin) e cada indivíduo "Um simbolo de poder que Odin tem de Atar e Desatar"


 A Triquetra Celta, posteriormente foi modificada pelos Vikings para uma forma distinta, com o mesmo significado. Sendo Então Três Piramides (Triângulos) unidas por um centro também não definido, criando então o "Valknut Viking"







O Valknut é um símbolo nórdico da morte que teria a capacidade de acelerar a passagem dos mortos para a vida eterna. Trata-se de um dos símbolos mais importantes da mitologia nórdica. Encontrado por arqueólogos em ruínas que remontam à época dos vikings - séculos VIII a XI - é conhecido também como “nó dos enforcados” ou “nó dos escolhidos”.
Formado por três triângulos entrelaçados, a palavra valknut em norueguês significa “nó dos que caíram em batalha”, de modo que está relacionado com o culto aos mortos e, logo, a Odin, aquele que transporta as almas para o submundo e às oferece às Valquírias, ou Valkyries em inglês, que são espíritos femininos que ajudam Odin.
Assim, Odin, que é o deus dos mortos e o deus chefe para os nórdicos, muitas vezes aparece junto com esse símbolo, que em decorrência do entrelaçamento dos triângulos pode ser interpretado como uma espécie de vínculo entre o poder da vida sobre a morte ou uma referência da transição da vida para a morte.Importa referir que dentre as simbologias do triângulo, uma delas compreende às tríades início, meio e fim ou corpo, alma e espírito.
Pelo fato de compor uma tríade, o valknut é por vezes confundido com o triskle. Este é um símbolo celta que carrega o sentido de animismo, ou seja, a crença da presença de alma em tudo o que exista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário